O termo cidadania indica uma relação entre o Estado e o indivíduo. É um status que determina direitos e deveres e é nesta condição de cidadão que o ordenamento jurídico italiano, reconhece os plenos direitos civis e políticos.

A modalidade direta para ser um cidadão italiano é descender de um indivíduo, seja por nascimento ou por adoção, que seja originário da Itália, ou seja, o tão famoso princípio Jus Sanguinis.

Para os descendentes de um cidadão italiano que emigrou para o Brasil, é necessário apresentar documentos específicos, referentes à descendência.  Verifique aqui os documentos necessários.

BENEFICIOS EM RECONHECER A SUA CIDADANIA ITALIANA

– Ter a liberdade de circular e habitar, sem restrições, em todo o território da União Europeia;

Além de você resgatar suas raízes, regularizando os documentos da sua cidadania, poderá também, usufruir dos mesmos direitos do cidadão italiano, nascido diretamente na Itália. Poderá expandir novos horizontes e obter novas oportunidades, tais como:

– Votar e ser votado em todas as eleições municipais e do Parlamento Europeu, no País membro da sua residência;

– Ser tutelado por qualquer autoridade diplomática consular de qualquer Estado membro da UE, em um terceiro País, no qual não exista uma representação italiana;

– Ter direito de apresentar petições no Parlamento Europeu, bem como, recursos para os mediadores europeus;

– Ter assistência sanitária e institucional públicas, de altíssima qualidade;

-Ter a possibilidade de viver, estudar e trabalhar, em qualquer País da UE;

– Ser isento da obrigação de vistos para entrar em diversos países, como por exemplo, EUA, Canadá, Japão, etc.